Eu Li [1]

 

Livro interessante.
Eu gosto de História e me encantei com essa ‘não oficial’ que Elio Gaspari narra. Sei que faz parte de uma coleção  maior e estou frustrada por não continuar a leitura logo. =(
No decorrer do livro conheci homens humanos que carregaram para si e em si o peso dos rumos da história deste país. Me decepcionei com a esquerda brasileira frouxa. Me irritei com a direita tosca. Ri das idiotices e dos erros dos que não tinham direito de errar e nem podiam se dar ao luxo de serem idiotas.
Na verdade, eu conhecia a era escura da política brasileira pelos livros de escola. Pra variar não foi nada daquilo. No livro conheci algo muito pior -ou não.
Fiquei envergonhada pelos anos 60. Tive medo pelos que estavam na outra ponta. Tive vontade de está lá ao mesmo tempo. Entendi a lógica do movimento estudantil. Me debrucei na bestilidade dos que deixaram as coisas chegarem onde chegaram pra depois lutarem pela mudança.
Foi um exercício de distanciamento muito bom. Eu acho que seria importante se as escolas e faculdades o adotassem como bibliografia, com a finalidade de proporcionar aos alunos um conhecimento além do esquerdismo burro  sobre o período.

Em outra oportunidade: vou reler fortemente! 🙂

A Ditadura Envergonhada
Elio Gaspari
Cia das Letras, 429 páginas

Um comentário sobre “Eu Li [1]

  1. Pingback: Eu Li [8] -Desafio Literário 2011.02.03 « A Garota e Seus Livros

Diz aí:

