Eu Li [23] – Desafio Literário 2011.06.01

Romeu e Julieta 
William Shakespeare
Martin Claret, 112 páginas

“E todas essas aflições servirão de tema para doces conversas em nosso futuro. [Ato I, Cena V]

.

.

Clássico é clássico.
Como passo uma vida sem ler? Difícil explicar,né?
Mas então eu li. E agora sim dá pra entender como certas histórias apenas permanecem no tempo de forma tão única.
Romeu e Julieta não foi o livro romântico como eu esperava. É um livro trágico. Fala de perda, de morte, de desistência, de luta, de inconsequência e rebeldia juvenil. Óh céus descobri que a garota só tinha 14 (!!) anos e então pude me deslocar no tempo e entender toda a história que tanto ouvi falar.
Aos 14 anos podemos dizer que uma pequena separação cria “A tristeza, insensível, nos bebe todo o sangue.”  E acreditar que a perda do Amor implica na perda da própria vida, pois o ” O Amor me dá asas e me faz transvoar o muro, pois barreira alguma conseguirá deter do amor o curso” , nem que essa barreira seja a morte? Aos 14 anos a morte é algo muito abstrato, além do conhecimento da própria vida… [Sério! Saber que ela tinha 14 anos mudou toda a história pra mim!] 

Mas não deixa de ser lindo,né?

Ao final do livro creio que a história fica no coração porque somos carentes do sonho de Amores como este. O Tal Amor imortal que só existe na presença um do outro, que vive e morre por ‘quase nada’: apenas por si mesmo. Aí vem a literatura… e faz a gente acreditar que possa existir algo assim pra cá um de nós. E o que fazer quando a realidade nos bate a porta? E quando vemos que sobrevivemos, ainda que em pedaços, depois da perda? É tão mais fácil partir… [tá! chega de momento dramático!]


“Só ri de uma cicatriz quem nunca foi ferido.”

.

Essa é uma das frases mais significativas do livro, pra mim.  Recomendo muito a leitura porque o modo como ela se desenvolve, até onde eu sei,  é desconhecido das pessoas. E  sim! nas entrelinhas há muito mais coisas a se observar do que o pano de fundo do Amor consagrado! Coisas que valem a pena saber.

Não sei como resenhar um História que todos conhecem!

 Então deixo aqui apenas meus sentimentos perante o livro… 😛

Diz aí:

