Eu Li [24] – Desafio Literário 2011.06.03

O Beijo No Asfalto 
Nelson Rodrigues
Nova Fronteira,  95 páginas.

Tá certo que eu já tinha lido Nelson Rodrigues!
Mas esse livro é especial! É meu primeiro Nelson Rodrigues comprado!
O Primeiro Nelson Rodrigues da minha estante…
haha
😀

O livro é uma “Tragédia Carioca” , mais um drama Clássico de Nelson Rodrigues.
Um Homem é atropelado  em uma praça central no Rio e Janeiro e outro (Arandir) presencia seu acidente. Há um último desejo do individuo acidentado que quando prontamente é  atendido por Arandir modifica completamente a vida do mesmo: Há um repórter no local e este  ao observar a cena passa o livro nos mostrando o poder da imprensa.  E como é um livro de Nelson Rodrigues não é um poder positivo, né?

É assustador. Apenas isso. Enquanto escrevo essas linhas, o jornal  local mostra um homem que teve a casa incendiada por vizinhos após ser acusado de desaparecer com um menor, ele foi inocentado 3 dias depois mas os danos na sua vida são irreparáveis.  A tragédia da imprensa suja, suja não exatamente porque tem que ser assim, mas porque é o que vende e ela precisa vender. Triste, triste: A tragédia é real. Cotidianamente real.

Beijo no Asfalto também joga com a ética hipócrita da vida privada. Com relacionamentos homoafetivos  (olha só! um assunto tão em voga) e como a sociedade age perante isso, tão pouca coisa mudou dos anos 60 pra cá. As décadas que separam a escrita do livro da minha leitura me fazem achar graça da nossa sociedade. Uma Graça sem riso, uma graça nervosa, angustiante: nada fizemos, nada fazemos e as histórias se repetem.

A extinção da compaixão pura em nosso meio, a falta de ética, o moralismo às avessas,  meios termos, meias histórias, relacionamentos líquidos , confianças frágeis: Ler Nelson Rodrigues é sempre provocante.
O Livro é curtinho e aqui falo pouco da história para não estragar seu enredo, mas vale muito a pena a leitura pra quem gosta disso tudo! 🙂

Anúncios

Um comentário sobre “Eu Li [24] – Desafio Literário 2011.06.03

Diz aí:

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s