Eu Li [28]

Li este Livro a quase um mês agora que paro para resenha-lo. Difícil escrever depois de tanto tempo… Tinha tanto pra falar e agora vou me contentar com poucas linhas. Pelo menos serve de aprendizado: tentarei não cair no mesmo erro.

Superando a Tristeza e a Depressão com a Fé

Richard Baxter

Arte Editorial, 96 páginas

O livro é na verdade uma espécie de coletânea de instruções pastorais para  cuidado espiritual, apontando que a fé dos líderes não deve subjugar a técnica cientifica no que se refere ao tratamento de doenças, no caso, a ênfase do livro é sobre doenças psicológicas. O que mais me espantou é Baxter viveu entre 1615 —  1691  e já neste período se preocupou com isso, anos antes da formação da própria psicologia. Ele acreditava que a cura das almas deveria ser feita de forma ampla e amissão do líder religioso também era essa.

Entendo as várias ‘máscaras sociais’ das pessoas e as diversas necessidades e potenciais do individuo, ao escrever o livro o autor se propõe a não emitir fórmulas prontas para as ações de aconselhamento e sim mostrar para o aconselhador os vários caminhos trilhados pelos que sofrem.

O texto acaba se tornando uma analise do sofrimento humano permeado com doses de espiritualidade. Contudo, foge da ideia de que todos os problemas são simplesmente espirituais (como se acreditava na sua época), analisa a melancolia e diversos estados de alma associados ao sofrimentos aparentemente sem sentido. Claro, que espelhado, e limitado, pela própria lógica do seu tempo.

Baxter foi, inclusive, o percursor do acompanhamento individual  de problemas , com visitas pastorais habituais aos lares – por exemplo, que muitos lideres religiosos ainda hoje fazem.
Da mesma forma que foi um dos primeiros a expor publicamente um Deus sem cargas punitivas e ameaçadoras, ou com disposições moralistas e sádicas punitivas ao menor descuido dos pecadores. O autor acaba co-responsabilizando o ambiente e  outros relacionamentos pelos transtornos humanos. E assumir esta responsabilidade facilitava a verdadeira cura.

Anúncios

Diz aí:

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s