Eu Li [37] – Desafio Literário 2011.10.01

Cem Anos de Solidão

Gabriel García Márquez

Record, 448 páginas

… insondável solidão que ao mesmo tempo os separava e unia…

Gente! Vem cá! Como descrever Cem Anos de Solidão? Nada do que eu diga será muito diferente das inúmeras resenhas  que podemos encontrar por aí… Mas também cá entre nós! Ler este livro é um experiência única! Não tive dúvida quando li o tema “Nobel de Literatura” de que García Márquez entraria na lista, foi um desafio e tanto concluir esta leitura (40 dias e poucos dias lendo!)  mas valeu muito a pena.

A história traga completamente os leitores para dentro da família protagonista: Os Buendía que surge com o casamento de Úrsula e seu primo José Arcadio, o (divertido) medo pelos descendentes deste casamento proporciona o êxodo dos personagens da sua cidade natal. Acabam então fundando,  em um local quase místico, a cidade de Macondo local onde se passará todo o resto da história.
Úrsula  e José Arcadio têm três filhos o crescimento e o ‘enloquecimento’ das gerações futuras são narrados de forma única. Surgem elementos e vivências  fantásticas que passam a ser naturalizados na cidade, há uma vida/sorte  cíclica  entre os personagens e seus descendentes que chega a ser sufocante: É possível romper a ordem (uma espécie de ‘maldição’ de família) e construir o próprio destino? Ou seremos sempre o  reflexo do passado que nos ronda?
O livro também nos apresenta enlaces temporais (que alguns preferem chamar de labirintos temporais) que precisam ser lidos pausadamente para serem compreendidos (no começo foi difícil captar) . Do mesmo modo os relacionamentos familiares se dão de forma ‘confusa’, tornando a família bem única. Fascinante simplesmente.
Os personagens parecem viver todos a flor da pele: o tempo todo  encara-se as paixões, os medos, as loucuras! São avassaladores todos os sentimentos e o fim resta sempre a angústia do destino daquilo que é sempre vivido como chama:  se consumir e virar cinza! Eis a solidão!

Um final nada menos que surpreendente e creio que a leitura ainda ecoará por certo tempo na minha cabeça. Vale muito pensar em uma releitura tão logo o tempo permitir!

  🙂

Anúncios

Um comentário sobre “Eu Li [37] – Desafio Literário 2011.10.01

  1. Pingback: Meme Literário de um Mês 2012 – Dia 27 « A Garota e Seus Livros

Diz aí:

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s