Eu Li [48] – Desafio Literário 2011.11.03


Os 100 melhores contos brasileiros do século
Ítalo Moriconi
Objetiva, 622 páginas

Não conseguiria resenhar todos os contos deste livro, então vou roubar a sinopse de sites das livrarias,tá?

  • Nesta antologia, o professor Italo Moriconi apresenta os cem melhores textos do gênero produzidos no Brasil ao longo do século 20. Seguindo rígidos critérios acadêmicos e pautado somente pela qualidade e pelo sabor dessas pequenas obras-primas, esta coletânea faz um passeio pela mais deliciosa e contundente ficção curta produzida no Brasil entre 1900 e o fim dos anos 90. Uma antologia capaz de traduzir as mudanças do país e as inquietações de várias gerações de brasileiros, em cem anos de produção literária. Para ilustrar esse instigante e rico panorama, Moriconi  só escalou craques!;)

Gente! E como deve ter sido difícil selecionar os ‘melhores’, né? Tantos ficaram de fora… Mas todos os que entraram mereceram muito! Li o livro todo bem rápido porque realmente cada um deles é muito envolvente!
Bem divididinho por décadas essa Obra é fluente, apesar de extensa, acabei lendo na ordem que apareceram e não cheguei a cansar em nenhum momento. Tá certo que um ou outro são enjoadinhos (principalmente os primeiros) e com linguagens densas, mas o saldo é muito positivo.
Minhas décadas preferidas foram as de 60 e 70 onde os contos foram mais introspectivos: aparecem aqui as fantásticas Clarice Lispector e Lygia Fagundes Telles junto com Fernando Sabino e Rubem Fonseca ! Deleite puro, né? 🙂
Sempre li sobre isso e até suspeitei em muitas outras leituras mas foi neste livro que pude ver a mudança do pensamento da nossa sociedade tão bem refletida na nossa literatura!
A-MEI !!

Era proposta do Desafio ler “Os 100 melhores contos de humor da literatura Universal” catalogado por Flávio Moreira da Costa. Depois de ler o livro Moriconi desejei muito mesmo fazer isso,  porque se for como foi este valerá muito a pena! 🙂
Contudo pro Desafio não conseguirei… Uma pena ter que adiar mais um pouquinho!

.
.
.
.
.

Anúncios

Um comentário sobre “Eu Li [48] – Desafio Literário 2011.11.03

Diz aí:

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s