Meme Literário de um Mês 2012 – Dia 01

Que livro você está lendo?

Sobre o que é? Onde você está? Você está gostando?

    Em Passos de Tartaruga estou lendo a uns 10 dias O problema do sofrimento de CSLewis.
Gente! Olha essa capa! Capta tudo que estou lendo nessas páginas, fiquei fascinada já no começo. CS Lewis é um autor que me apaixona! Sou suspeita pra falar da sua escrita sem me tornar clichê. Tô quase acabando (faltam dois capítulos) e estou a-do-ran-do! Por ser um teólogo a forma que ele expressa o cotidiano atinge minha própria forma de encarar muitas coisas.
Esse é o primeiro livro de Lewis como cristão para um público não cristão, assim ele buscou trabalhar e elucidar o fato de que o mal, a dor, o sofrimento (o principal argumento de ateus em ataque ao cristianismo, segundo o próprio Lewis) não é algo que foge a participação dos indivíduos (tipo, não é algo provocado por Deus).
A pergunta chave do livro é “Como pode existir um Deus (supostamente) bom e perfeito, ao mesmo tempo em que observamos tantas injustiças nesse mundo?” E, se Ele existe, devia poder impedir o sofrimento, ou então, deve ser um deus mal ou impotente, não? O argumento central do livro contra essas suposições é que Deus é onipotente, sim, mas não agiria contra a natureza por Ele mesmo criada. Violar a liberdade de sua criatura seria uma dessas “infrações” que não combinam com a essência e os propósitos divinos.

Sei que talvez a ideia de ler esse tipo de coisa seja atraente para todos, mas eu me encanto…

O que é o Meme? Uma ideia super legal da Tábata! Confere lá e Faz também!
O que vou responder pode ser conferido aqui.

2 comentários sobre “Meme Literário de um Mês 2012 – Dia 01

  1. Pingback: Meme Literário de Um Mês (outra vez o/) « A Garota e Seus Livros

  2. Também é bastante estranho quando ele pretende falar sobre o céu em um dos capítulos de seu livro, e se entrete discorrendo sobre o sofrimento animal, sobre a possibilidade de vida eterna dos animais (2006, p.145-171). Essa especulação poderia se fundamentar caso se conformasse a causas humanitárias e ecológicas, mas não ele quer discutir sobre a eternidade das almas dos animais!

Diz aí:

