Namore uma garota que lê

Namore uma garota que gasta seu dinheiro em livros, em vez de roupas. Ela também tem problemas com o espaço do armário, mas é só porque tem livros demais. Namore uma garota que tem uma lista de livros que quer ler e que possui seu cartão de biblioteca desde os doze anos.

Encontre uma garota que lê. Você sabe que ela lê porque ela sempre vai ter um livro não lido na bolsa. Ela é aquela que olha amorosamente para as prateleiras da livraria, a única que surta (ainda que em silêncio) quando encontra o livro que quer. Você está vendo uma garota estranha cheirar as páginas de um livro antigo em um sebo? Essa é a leitora. Nunca resiste a cheirar as páginas, especialmente quando ficaram amarelas.

Ela é a garota que lê enquanto espera em um Café na rua. Se você espiar sua xícara, verá que a espuma do leite ainda flutua por sobre a bebida, porque ela está absorta. Perdida em um mundo criado pelo autor. Sente-se. Se quiser ela pode vê-lo de relance, porque a maior parte das garotas que leem não gostam de ser interrompidas. Pergunte se ela está gostando do livro.

Compre para ela outra xícara de café.
Diga o que realmente pensa sobre o Murakami. Descubra se ela foi além do primeiro capítulo da Irmandade. Entenda que, se ela diz que compreendeu o Ulisses de James Joyce, é só para parecer inteligente. Pergunte se ela gostaria ou gostaria de ser a Alice.

É fácil namorar uma garota que lê. Ofereça livros no aniversário dela, no Natal e em comemorações de namoro. Ofereça o dom das palavras na poesia, na música. Ofereça Neruda, Sexton Pound, cummings. Deixe que ela saiba que você entende que as palavras são amor. Entenda que ela sabe a diferença entre os livros e a realidade mas, juro por Deus, ela vai tentar fazer com que a vida se pareça um pouco como seu livro favorito. E se ela conseguir não será por sua causa.

É que ela tem que arriscar, de alguma forma.
Minta. Se ela compreender sintaxe, vai perceber a sua necessidade de mentir. Por trás das palavras existem outras coisas: motivação, valor, nuance, diálogo. E isto nunca será o fim do mundo.

Trate de desiludi-la. Porque uma garota que lê sabe que o fracasso leva sempre ao clímax. Essas garotas sabem que todas as coisas chegam ao fim. E que sempre se pode escrever uma continuação. E que você pode começar outra vez e de novo, e continuar a ser o herói. E que na vida é preciso haver um vilão ou dois.

Por que ter medo de tudo o que você não é? As garotas que leem sabem que as pessoas, tal como as personagens, evoluem. Exceto as da série Crepúsculo.

Se você encontrar uma garota que leia, é melhor mantê-la por perto. Quando encontrá-la acordada às duas da manhã,
chorando e apertando um livro contra o peito, prepare uma xícara de chá e abrace-a. Você pode perdê-la por um par de horas, mas ela sempre vai voltar para você. E falará como se as personagens do livro fossem reais – até porque, durante algum tempo, são mesmo.

Você tem de se declarar a ela em um balão de ar quente. Ou durante um show de rock. Ou, casualmente, na próxima vez que ela estiver doente. Ou pelo Skype.

Você vai sorrir tanto que acabará por se perguntar por que é que o seu coração ainda não explodiu e espalhou sangue por todo o peito. Vocês escreverão a história das suas vidas, terão crianças com nomes estranhos e gostos mais estranhos ainda. Ela vai apresentar os seus filhos ao Gato do Chapéu [Cat in the Hat] e a Aslam, talvez no mesmo dia. Vão atravessar juntos os invernos de suas velhices, e ela recitará Keats, num sussurro, enquanto você sacode a neve das botas.

Namore uma garota que lê porque você merece. Merece uma garota que pode te dar a vida mais colorida que você puder imaginar. Se você só puder oferecer-lhe monotonia, horas requentadas e propostas meia-boca, então estará melhor sozinho. Mas se quiser o mundo, e outros mundos além, namore uma garota que lê.

Ou, melhor ainda, namore uma garota que escreve.

.

.

.

[De Rosemary Urquico.
Tradução e Adaptação de Gabriela Ventura

Pego Descaradamente por mim Daqui]

28 comentários sobre “Namore uma garota que lê

  1. Pingback: É sempre uma questão de escolha… | wisereflections

  2. Pingback: Namore uma garota que ora * | TweetKm

  3. Pingback: Namore uma garota que lê. | livrospipocaechocolate

  4. Pingback: Namore uma garota que lê « Parafraseando – me

  5. Muito bom, sinceramente nunca pensei por esse lado
    “…Essa é a leitora. Nunca resiste a cheirar as páginas, especialmente quando ficaram amarelas.Nunca resiste a cheirar as páginas, especialmente quando ficaram amarelas.”
    Isso é engraçado, mas ai sim esta uma verdadeira leitora.
    “Mas se quiser o mundo, e outros mundos além, namore uma garota que lê.”
    Sempre vale a pena mudar nossos conceitos de garota perfeita, afinal de contas, beleza não põem mesa e burrice não há quem suporte.
    Só por a garota ser “gostosa”, não quer dizer que saiba falar e escrever corretamente, mas nem todos somos perfeitos, fazer o que né, isso é a vida.
    Eu particularmente não curto pessoas burras, chega a me dar raiva, mas isso não quer dizer que eu seja expert em tudo, apenas curto pessoas que agreguem algo, que entrem na minha vida para somar e não diminuir.
    Não sou fan da leitura de livros, geralmente leio coisas na internet de todos os assuntos. No inicio do ano comprei a biografia do Steve Jobs e do Eike Batista, mas até o momento não tive o prazer em começar a lê-los, a preguiça é maior e toma conta do meu ser (kkkk).
    Mas é isso ae, agora vi vantagem em namorar alguém que leia, pois é melhor ser trocado por um livro do que por outra pessoas(rs)

  6. Nossa… me vi ali… porque eu sou uma garota que LÊ, adora ir a uma livraria nem que seja para ficar folhando os livros, compra mais livros do que roupas ou guloseimas, vibra quando abre um presente e é justamente aquele livro que a semanas vem namorando na internet, na vitrine…
    não troca de jeito nenhum o prazer de folhar um livro ao desprazer de lê-lo via computador… vive cada uma das histórias que lê… enxerga os personagens…
    que lê no ônibus, na fila do banco/lotérica/ou em qualquer outro lugar de espera…

  7. Oie, o texto é lindinho mesmo… mas vcs falaram de Irmandade… que livro é esse? é a Irmandade da Adaga Negra? dei um google, mas tinha tanto livro com “Irmandade” no meio, rsrsr
    Obrigada e bjs….

    • Larissa! fiquei super na duvida também e pesquisei, pesquisei, pesquisei… tudo leva a crer que é Irmandade da Adaga Negra sim! Em Inglês (aparentemente a língua original do texto) o google aponta, na sua busca, a saga em destaque. O termo ‘ Brotherhood’ (fraternidade/irmandade) aparece em poucos livros ‘relevantes’ (clássicos ou com vendagem alta) e nenhum deles parece se encaixar no texto aí de cima.

      Mas sabe…. posso está enganada com relação a isso! Sei que minha pesquisa foi bem limitada. Quando tiver mais respostas volto e posto notícias.

      Do mesmo modo se algum outros leitores souberem… me ajudem no enigma?
      :}

Diz aí: